domingo, 29 de abril de 2012

Aquela do John Mayer... "In Your Atmosphere"




O Sr. John Mayer é simplesmente impressionante. Você com certeza você já ouviu alguma música dele numa rádio, ou na trilha sonora de um filme. Dificilmente após ouvir essa que é tema da postagem não ficará com muita vontade de ouvir outro trabalho dele. E concerteza, não deixe de ouvir, pois vale cada fração de segundos.

Para mim, existem músicas que são perfeitas, que se encaixam exatamente, não apenas com o sentimento que está nos envolvendo, mas com o nosso estado de espírito. Já mensionei aqui no blog sobre minha percepção de que a vida deveria ter trilha sonora. Na realidade creio que nossa vida realmente a tenha, porém os outros não podem ouví-la. O que de certa forma me parece uma maneira de nos protegermos, pois se outros pudessem ouvir a "nossa" música, estaríamos muito mais expostos, seríamos mais frágeis, nos "entregaríamos", mesmo não sendo nosso desejo.

Em "In Your Atmosphere", John "canta" sobre não ir mais para a cidade de "Los Angeles", para não encontrar e ao mesmo tempo por estar lá e não poder ver um alguém por quem ele possui um sentimento. Essa é a introdução, a idéia desse post.

Quem nunca...
Quem que possui uma história sobre querer bem um outro alguém o qual hoje não pode mais estar perto, independente do motivo, e ao lembrar dessa história não visualiza um lugar - ponto geográfico mesmo - que trará ao pensamento a recordação de que uma vez ali já foi um "templo" de vocês dois. Sim, um pouco de exagero nessa palavra, mas acho que a palavra dá exatamente a dimensão do que me refiro.

Penso em "templo" sim, pois pelo menos em minhas lembranças, esses lugares - porque são mais de um em minhas recordações - eram lugares onde não víamos o tempo passar. Lembro como inúmeras vezes o relógio aqui do mundo real fez o tempo passar "covardemente" mais apressado do que no nosso templo.

E não é apenas o tempo que é diferente nesse tal lugar. Lá essas regras e leis do dia a dia não nos atingem, inclusive por que quando estamos lá encontramos sempre uma solução para o maior problema que possa existir. Lá somos críticos, poetas, somos engenheiros que constroem lares, somos médicos que se preocupam um com a saúde do outro, somos astronautas que a noite vagam entre as estrelas, somos inclusive "fofoqueiros" falando e rindo da vida alheia, mas acima de tudo somos você e eu nos conhecendo profundamente.

E esse lugar nos agrada e queremos voltar para lá. E voltamos, tantas vezes for possível. Até que não é mais possível nem suportável estar lá, por que você não estará lá novamente ao meu lado para que a magia do "templo" se faça presente.

Com "In Your Atmosphere", faço das palavras do "John" minhas próprias palavras, apenas digo que ao invés de "Los Angeles", também acho que não vou mais para lá... Para aquele ou aqueles lugares onde sem tua presença, é como se eu pudesse sentir a falta e a saudade de todas as pessoas do mundo ao mesmo tempo.

E na música?
Buenas... Já na primeira frase...
"I don't think I'm gonna go to LA anymore"
"Eu acho que não vou mais para Los Angeles"
Vamos por convenção adotar que onde aparecer "Los Angeles" ou outro nome vamos considerar o nosso tal lugar.

"I don't know what it's like to land And not race to your door"
"Eu não sei como é pousar lá E não correr para sua porta"

"I'm not sure that I really ever could, Hold on to the hotel key in your bedroom neighborhood"
"Eu não estou certo de que poderia, Me contentar com uma chave de hotel Estando tão perto de seu bairro"

Pois... Como lidar com a situação de reviver tantos momentos, mesmo depois de tanto tempo, apenas por lembrar que outrora passar por ali era ter a certeza daquela companhia?

"We sleep walk in Hollywood"
"Nós somos sonâmbulos em Hollywood"

Ah sim...
Quantas vezes ficamos acordados além da conta, ou até amanhecer, mesmo pelo telefone ou virtualmente, apenas por ser inexplicávelmente prazeiroso estar na companhia da outra pessoa. Isso era motivo para não querer ir embora, mesmo com as adversidades. Não havia algo mais importante do que estar "junto".

"I'm gonna steer clear, Burn up in your atmosphere"
"Eu vou para longe, Desaparecer de sua atmosfera"

Então a solução é se manter o mais longe possível. Da sua atmosfera faz parte toda a extensão por onde passamos que possa nos fazer pensar no outro. E as vezes essa atmosfera está inclusive dentro dos nossos pensamentos.
Estar distante é uma forma de iniciar o processo de esquecer o inesquecível.

"Cus I'd die if I saw you, I'd die if I didn't see you there"
"Porque eu morreria se te visse, Morreria se não te visse lá"

Muito boa... Talvez a melhor frase da música, pois trata da questão da duplicidade.
Se eu não te ver, vai ser sempre um lugar que me salienta tua ausência, porém se estiver lá, será que também está pensando em mim? Será que sente minha falta ou será que existe outra pessoa que agora te acompanha no que um dia foi nosso lugar?

Por final...

"All the canyon lines say 'nevermind', Sunset says 'we see this all the time, nevermind'"
"As linhas do canyon dizem "deixa pra lá", Sunset (Boulevard) diz "isso sempre acontece, "deixa pra lá"".

Não foi a primeira vez, não será a ultima. É preciso olhar para frente e seguir o caminho, até encontrar "aquele" lugar onde sempre poderá estar com "aquele" alguém especial, mesmo no dia em que um de nós não possa mais fazer companhia ao outro nesse plano da vida, mas vamos saber que esse alguém estará lá também, para sempre.

Fiquem agora com John Mayer, "In your Atmosphere".


5 comentários:

  1. Bahh, tirei o chapéu!!
    ja tinha comentado que achei muito interessante essa idéia do blog, porque realmente as músicas permitem várias interpretações... e sim, todos deveriamos (ou de fato temos) uma trilha sonora!
    Mas enfim, sobre esse post, confesso que antes de ler dei uma espiada na letra, e ela não me chamou a atenção, não me representou nada.. apenas umas palavras soltas...
    porém, depois, lendo teu post, tua versão da letra, pensei melhor sobre o que a música quis dizer e/ou tua interpretação, e bah, confesso que alguns momentos arrepiou..heheh..
    Que coisa não?

    Espero ansiosa o próximo post!!!Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Angelita
    Show de bola, e olha que não sou de ler, adorei o poste a musica e a tua cara. bjs

    ResponderExcluir
  4. Bem... John Mayer né? Nem preciso comentar muito pq tu sabe o qto gosto do trabalho do cara.
    Baixa logo Born and Raised e da uma olhada nas letras também são ainda mais intimistas e cheias de interpretações.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Perfeito, essa música eu não me canso de ouvir, e sempre me emociono, seja pensando na vida, no amor, no futuro, a melodia é perfeita, a letra também. ótimos comentários esses seus, seria minha trilha sonora por muitos momentos, parabéns,

    ResponderExcluir